Notícias do Norte do ParanáSaúdeÚltimas Notícias

Londrina e região amplia idade de vacinação contra a dengue

Secretaria de Saúde recomenda expansão da vacinação para crianças e adolescentes de até 14 anos.

Continua após a publicidade..

Diante da baixa adesão à vacinação contra a dengue nos municípios da regional de Londrina e Foz do Iguaçu, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) recomendou uma ampliação no público-alvo da imunização.

Agora, além das crianças de 10 e 11 anos, a vacinação está disponível para crianças e adolescentes de 12 a 14 anos nos 30 municípios paranaenses contemplados com o imunizante.

A decisão de ampliar a faixa etária da vacinação surge em resposta à significativa subutilização das doses disponíveis. Segundo levantamento preliminar da Sesa, apenas 23,5% das doses recebidas do Ministério da Saúde foram aplicadas até o momento.

Londrina vacinou apenas 3499 crianças de 10 e 11 anos vacinadas

Em Londrina, por exemplo, das 13.204 doses enviadas, apenas 3.499 crianças de 10 e 11 anos foram vacinadas, deixando um excedente de 9.705 doses disponíveis para uso.

Nos municípios da região, a ampliação da faixa etária já está em vigor em algumas localidades. Em Rolândia, todas as unidades de saúde já estão vacinando crianças de até 14 anos, das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.

Ibiporã também adotou a medida, com vacinação disponível para crianças de 10 a 14 anos, incluindo um mutirão de vacinação neste sábado, das 09h às 16h, em diversos pontos da cidade.

Enquanto alguns municípios, como Cambé, já estenderam a vacinação até crianças de 12 anos, outros, como Londrina, ainda estão avaliando a expansão da faixa etária.

A medida visa otimizar a utilização das doses disponíveis e intensificar a proteção contra a dengue, considerando que o Paraná é o 4º estado do país com a maior incidência da doença, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Conscientização e prevenção

A ampliação da vacinação reflete os esforços das autoridades de saúde para combater a propagação da dengue na região. A medida reforça a importância da conscientização da população sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, destacando a necessidade de adesão às campanhas de vacinação e às medidas de controle do vetor.

Diante da baixa adesão à vacinação contra a dengue nos municípios da regional de Londrina e Foz do Iguaçu, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) recomendou uma ampliação no público-alvo da imunização.
Secretaria de Saúde recomenda expansão da vacinação para crianças e adolescentes de até 14 anos. Foto Reprodução
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo