A inadimplência no varejo de Londrina teve um aumento significativo em abril de 2024, com um crescimento de 58,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL). Esse aumento reflete uma maior dificuldade financeira enfrentada pelos consumidores da região, apesar de um aumento nas negociações de dívidas.
Marcos Rambalduci, assessor econômico da ACIL, analisa que nos primeiros quatro meses de 2024, o número de consumidores que entraram para a lista de inadimplentes subiu 25,1% em comparação com o período correspondente em 2023. Por outro lado, houve um aumento de 37,6% no número de consumidores que conseguiram renegociar ou quitar seus débitos em abril de 2024, comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Índice de inadimplência em Londrina é alto mesmo com recuperação econômica
A dinâmica da inadimplência revela um cenário de recuperação econômica desigual, onde, embora mais pessoas estejam conseguindo liquidar suas dívidas devido à criação de empregos, um número significativo ainda luta para alcançar estabilidade financeira suficiente para cumprir seus compromissos.
Os dados do SPC/ACIL distinguem dois grupos principais: os “entrantes”, que são aqueles consumidores que falharam em manter os pagamentos em dia e foram adicionados ao cadastro de inadimplentes; e os “saintes”, aqueles que conseguiram resolver suas pendências financeiras e limpar seus nomes, restaurando sua capacidade de crédito. Este panorama oferece uma visão importante das tendências econômicas e dos comportamentos de consumo na região de Londrina.