No dia 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais, 399.855 eleitores estarão aptos a votar em Londrina, segundo levantamento fechado na última semana pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná). O crescimento de 1,54% no número de eleitores em relação às eleições gerais de 2022, quando cerca de 393 mil pessoas estavam cadastradas, ficou abaixo da média estadual de 2%.
Londrina continua a ser o segundo maior colégio eleitoral do Paraná, atrás apenas de Curitiba, e com 100 mil eleitores a mais que Maringá. A capital do estado concentra 16% do eleitorado do Paraná, com 1.424.292 pessoas aptas a participar do pleito de outubro.
No Paraná, o crescimento de 2% no eleitorado resulta em cerca de 8,6 milhões de eleitores que poderão votar nas eleições municipais deste ano. Entre as cidades com mais de 200 mil eleitores, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu poderão ter segundo turno pela primeira vez, juntando-se a Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel, que já contavam com essa possibilidade.
Ivaiporã foi o município que mais perdeu eleitores, com uma redução de 1.863 pessoas em relação ao cadastro anterior.
Apesar do crescimento inferior à média estadual, Londrina mantém sua relevância política no cenário paranaense. A proximidade das eleições deverá intensificar a mobilização dos candidatos e das campanhas, buscando conquistar o eleitorado e definir os rumos da administração municipal nos próximos anos.