O Brasil atingiu a marca de 1.017.278 casos prováveis de dengue este ano, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (29). A epidemia da doença tem gerado preocupações em todo o país, com seis estados e o Distrito Federal declarando situação de emergência devido ao alto número de casos.
O que aconteceu? Desde o início do ano, o Brasil enfrenta uma grave crise de saúde pública devido à proliferação da dengue. Com mais de um milhão de casos prováveis e 214 mortes confirmadas pela doença, a situação preocupa autoridades de saúde em todo o país.
Quais são os principais dados? O coeficiente de incidência da dengue no Brasil é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, com Minas Gerais liderando em número absoluto de casos prováveis (352.036). Por outro lado, o Distrito Federal apresenta o maior coeficiente de incidência, com 3.612,7 casos por 100 mil habitantes.
O impacto nos estados e no Distrito Federal Seis estados (Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro) e o Distrito Federal já decretaram situação de emergência devido à explosão de casos de dengue.
Brasil e as ações de combate à doença
Diante da gravidade da situação, o Ministério da Saúde promoverá o Dia D de combate à dengue no próximo sábado (2), em parceria com estados e municípios. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão realizadas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença.
Alerta aos cidadãos A população deve estar atenta aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor atrás dos olhos, mal-estar, prostração e dores no corpo. É fundamental adotar medidas de prevenção, como eliminar focos de água parada e utilizar repelentes. O vírus da dengue é transmitido principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.