A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), celebra o amplo envolvimento da comunidade universitária em projetos e programas de extensão voltados para atender às demandas da sociedade.
Atualmente, a UEL conta com 305 iniciativas ativas, cujo objetivo é impactar positivamente a vida dos cerca de 700 mil moradores da Região Metropolitana de Londrina (RML) anualmente.
Atuação abrangente e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os 305 projetos e programas de extensão da UEL estão distribuídos em nove áreas temáticas, abordando questões que dialogam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre as iniciativas em destaque estão o Núcleo de Estudos da Infância e Juventude, Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos, Universidade Aberta da Terceira Idade, Disque Gramática, Programa Educação Física nas Escolas, Ambulatório de Atendimento a Pacientes Politraumatizados, compostagem comunitária e oficina de musicalização.
UEL fortalece e amplia ações de extensão
A recente regulamentação da Creditação Curricular da Extensão, estabelecida pela Resolução CEPE/CA nº 039/2021, possibilita o cadastramento de ações permanentes como programas de extensão. Esse marco, alinhado à Resolução nº 7, de 18 de novembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que determina a participação mínima de 10% da carga horária total do curso de graduação em Atividades Acadêmicas de Extensão, fortalece as iniciativas existentes e fomenta a criação de novos projetos, envolvendo cada vez mais estudantes e membros da comunidade externa.